O terrorismo no mundo

Post sobre Geopolítica criado em 02/07/2025

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, o terrorismo passou a ocupar um lugar central nas políticas de segurança internacionais. Os ataques às Torres Gêmeas em Nova York marcaram uma nova era de medo global e desencadearam uma série de intervenções militares, como a Guerra no Afeganistão e a Guerra do Iraque, além do fortalecimento de legislações antiterrorismo em vários países.

As consequências sociais foram profundas: o aumento da vigilância estatal, a intensificação da xenofobia — especialmente contra muçulmanos — e a militarização de fronteiras transformaram o cotidiano de milhões de pessoas. Psicologicamente, o trauma coletivo alimentou um clima de insegurança persistente, com o crescimento de distúrbios como ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e medo generalizado do “outro”.

O terrorismo, assim, não afetou apenas as vítimas diretas dos atentados, mas remodelou mentalidades, políticas e relações internacionais, criando uma sociedade global mais desconfiada, polarizada e marcada por cicatrizes ainda visíveis.

Conteúdo gerado por IA

Ver resultados parciais.

Pra você, qual é o maior mal que o terrorismo vem causando no mundo?
Morte de pessoas em atentados.
Traumas psicológicos nas pessoas.
Instalação de regimes de exceção por parte de vários países poderosos no mundo, tanto na sua política externa quanto na interna.
Outro
Pra você, antes do atentado de setembro de 2001, havia um interesse iminente dos EUA de instalar um regime de exceção no mundo e dentro do país?
Sim.
Não.

Crie sua publicação

PARTICIPE, VOTE!

  • Conquistas sociais dos governos do PT (Brasil)
  • Jesus era comunista?
  • O terrorismo no mundo
  • Problemas da atuação da PM no Brasil
  • Irã pede ajuda à Rússia: mais tensões à vista
  • Controvérsias e polêmicas do cristianismo

Proposta do site

Este é um ambiente para se produzir, ler, refletir e comentar sobre conteúdos a respeito de assuntos relacionados a ciências humanas, como política, geopolítica, questões sociais, religião, filosofia e História.

SAIBA MAIS

Postagens do editor do site

Conquistas sociais dos governos do PT (Brasil)

Jesus era comunista?

O terrorismo no mundo

Problemas da atuação da PM no Brasil

Irã pede ajuda à Rússia: mais tensões à vista

Controvérsias e polêmicas do cristianismo